O Que É Supply Chain e Como Aplicá-lo em Seu Negócio?

O supply chain é um conceito bastante importante para qualquer gestão de negócios. O significado do termo na língua portuguesa é Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, ou seja, é a gestão de todo o fluxo logístico da sua empresa. Desde a armazenagem até a expedição, passando pela estocagem e muito mais. Ainda está se perguntando o que é supply chain? Nós vamos te explicar!

Pode-se dizer que supply chain é uma espécie de evolução do processo de logística. Uma gestão mais inteligente e precisa para que todos os processos que envolvem seus produtos sejam executados da melhor maneira e no menor tempo possível.

O que é supply chain dentro da empresa?

Aplicar o supply chain no seu negócio pode ser uma tarefa desafiadora, mas quando você pensa nesse processo em longo prazo, os benefícios são tão grandes que o trabalho vale a pena.

Primeiro, é preciso que você reflita e liste todas as fases e processos e toda extensão logística que envolvem os seus produtos, como por exemplo:

controle de estoque de acordo com o número de pedidos para evitar lotação ou falta de produtos, identificando picos sazonais;
rotas de transporte de produtos e tempo de deslocamento de acordo com cada um dos caminhos;
monitoramento de desempenho integrado;
aquisição de matéria-prima e relacionamento com fornecedores.

Esses são apenas alguns dos processos que podem envolver seus produtos. A essência do que é supply chain é a integração completa de todas essas fases.

Como o supply chain pode ajudar meu negócio?

O controle e gerenciamento de toda a sua cadeia de suprimentos é de grande ajuda para garantir a qualidade dos produtos. Quando uma empresa investe em supply chain, ela passa a se preocupar com a excelência em cada um dos processos que estão envolvidos na sua mercadoria. Dessa forma, se desde a armazenagem até o transporte final esses processos estão sendo executados da melhor maneira, não há nenhuma razão para existirem problemas com o produto que será entregue.

Além disso, você passa a estreitar o seu relacionamento com os fornecedores para garantir a excelência de todos os processos.

Gostou de saber o que é supply chain? Para mais dicas sobre gestão de negócios continue acompanhando o blog da Mixtel!