O Que É Strategic Sourcing e Como Usar em Lojas de Eletromóveis

Para quem atua nas áreas de logística e compras, atuar de acordo com metodologias modernas é essencial para garantir o maior lucro com a menor perda possível. A cada ano que passa, novas estratégias são criadas e desenvolvidas para ajudar empresas e indústrias. Compreender o que é strategic sourcing é essencial para se manter atualizado e otimizado.

O ato de escolher os itens que serão adquiridos, sejam eles para compor o estoque de sua loja de varejo ou para uso da própria empresa, envolve uma razão. Por que aquele produto foi escolhido? É preciso refletir. Para tomar essa decisão de maneira mais econômica e assertiva surgiu o strategic sourcing

Afinal, o que é strategic sourcing

É preciso compreender o que é strategic sourcing de forma total antes de ser possível aplicá-lo no dia a dia de sua loja de eletromóveis. A metodologia envolve a ideia de que na hora de fazer orçamentos e cotações, deve-se considerar o custo total do item.

Quando falamos de custo total queremos dizer que são consideradas diferentes variáveis. Primeiro, custos internos, como custo do armazenamento e do uso, importância daqueles itens para a empresa, negociação com os fornecedores, entre outros.

Depois, analisa-se o custo externo, como o cenário da economia atual e outras questões que possam influenciar no preço final do produto.

Como o strategic sourcing pode ser utilizado em lojas de eletromóveis?

Entender o que é strategic sourcing e aplicá-lo em sua loja de varejo te dará uma grande vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes que não realizam a estratégia. Nos dias de hoje, a prática mais comum no Brasil é a mesma que era utilizada em décadas passadas: busca-se o valor de mercado mais baixo para determinado produto e a compra é efetuada.

Hoje, já sabemos que essa estratégia é pouco efetiva, pois muitas vezes, produtos baratos podem acabar, por exemplo, custando mais caro devido às despesas com negociação ou armazenamento.

Para fixar ainda mais o seu entendimento sobre o que é strategic sourcing, podemos usar como exemplo a visão sistêmica de um corpo. Não se pode considerar apenas o que é visto em um órgão, pois para tirar uma conclusão assertiva é preciso visualizar o restante do funcionamento dos sistemas.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Mixtel para se manter sempre atualizado das novidades em matéria de gestão de estoques!