O Que é Refurbished? Vale a Pena Revender Esses Produtos?

O Que é Refurbished? Vale a Pena Revender Esses Produtos?

Você sabe o que é refurbished? A palavra significa, ao pé da letra, remanufaturado ou recondicionado. É um termo associado a aparelhos eletrônicos que passaram, de alguma forma, por qualquer tipo modificação técnica ou, simplesmente, eram parte de algum mostruário que retornou ao seu fabricante.

Afinal, o que é refurbished e como funciona o processo?

Refurbished é um termo que pode ser aplicado a diversas situações. Imagine, por exemplo, que comprou um aparelho novo e ele estava com algum problema. Você, então, envia-o para o fabricante. Ele, por sua vez, envia um novo produto e coloca o antigo no sistema de recondicionamento. Esse aparelho será consertado e enviado para ser vendido como um produto refurbished.

É preciso lembrar que nem todo produto refurbished é usado. Outro cenário possível para denominarmos determinado aparelho desta forma é nos casos de arrependimento de compras on-14line. O comprador conta com um prazo de uma semana para se arrepender de sua compra, se dentro desse tempo ele resolver devolver o aparelho, mas ele chegou a ser desembalado, o fabricante não pode vendê-lo como novo.

Vale a pena revender um refurbished?

Esse tipo de aparelho não é muito comum no Brasil. Na verdade, o brasileiro é bastante familiarizado com o termo quando se tratam de cartuchos de impressora do tipo jato de tinta. Nesse caso, os produtos são preenchidos de tinta, um processo muito mais barato do que comprar novos cartuchos, já que eles costumam apresentar um preço mais elevado.

Aparelhos refurbished obrigatoriamente contam com garantia, assim como os produtos comuns. Portanto, se houver algum problema técnico, o cliente não precisa se preocupar.

Os produtos sempre passam por uma série de testes e provas de controle de qualidade, da mesma maneira daquilo que é realizado com os itens novos. Vale lembrar que se o dispositivo não tiver como ser consertado, a empresa não o fará e irá descartá-lo.

Gostou de saber o que é refurbished? Se você é um distribuidor de eletrônicos continue acompanhando o blog da Mixtel! Nós temos as melhores dicas sobre gestão de negócios para empresas B2B e telefonia móvel.