O que é Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas?

O capital humano é o bem mais precioso para qualquer empresa. Afinal, o que seria de uma organização sem colaboradores que se esforçam todos os dias para fazer aquele empreendimento crescer, não é mesmo? Técnicas, práticas, métodos e estratégias foram desenvolvidas especialmente para potencializar esse tipo de comportamento. Hoje vamos explicar o que é planejamento estratégico de gestão de pessoas.

Há algumas décadas atrás não havia preocupação com o bem-estar dos colaboradores, mas hoje tudo mudou. Os departamentos de recursos humanos das empresas se mantêm, grande parte do tempo, focados em entender melhor o que funciona e o que não funciona na hora de gerir e motivar cada um dos integrantes de todas as equipes.

Afinal, o que é planejamento estratégico de gestão de pessoas?

Para entender o que é planejamento estratégico de gestão de pessoas é preciso compreender que as técnicas empregadas são mais complexas e desenvolvidas do que apenas no conceito de gestão de pessoas.

Quando falamos em planejamento estratégico nos referimos a um conjunto de práticas que vão desde a seleção do próprio candidato, sua contratação, seu treinamento e remanejamento e até mesmo a demissão. Cada uma das etapas em que está envolvido deve ser pensada com o objetivo de alcançar uma maior motivação e, consequentemente, produtividade.

Como aplicar o conceito em sua empresa

Agora que você já sabe o que é planejamento estratégico de gestão de pessoas é hora de aprender a implementar esse conceito em sua própria empresa. É preciso começar, primeiro, com alguns passos simples. É essencial para a gestão de pessoas que você, como gestor, seja um verdadeiro exemplo a ser seguido, alguém que as pessoas realmente queiram se espelhar.

Ser chefe é completamente diferente de ser um líder. Um líder compreende os objetivos dos integrantes de sua equipe e os orienta, sempre buscando o desenvolvimento do time como um todo.

Confira algumas outras estratégias para fazer uma boa gestão de pessoas:

oferecer feedbacks periódicos para apontar os pontos altos e também o que pode (e como pode) ser melhorado;
oferecer treinamentos, pois assim os colaboradores sentem que são valorizados pela empresa e ainda se tornam ainda mais aptos para a realização das tarefas;
crie um ambiente favorável no trabalho. Todos sabem quando o clima do local não é agradável. isso afeta diretamente a motivação dos colaboradores.

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