O Que é PDI? Saiba Como Aplicar e Desenvolver sua Equipe de Vendas

Todo profissional tem seus pontos fortes e fracos, aspectos que precisam — e devem — ser melhorados e otimizados para que seja possível subir na carreira. Porém, como identificar estes tópicos? Como alcançar as metas necessárias? Como medir o desempenho? Especialistas na área de gestão de pessoas desenvolveram o conceito de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Quer saber o que é PDI e como aplicá-lo em sua equipe de vendas? Continue acompanhando este artigo!

O PDI depende, sempre, de um avaliador e um avaliando. Isso significa que não é possível desenvolver um Plano de Desenvolvimento Individual sozinho, pois é sempre necessário considerar uma visão externa, principalmente para validar quais são as questões que precisam de aperfeiçoamento.

O que é PDI?

Em poucas palavras, PDI é a sigla para o termo Plano de Desenvolvimento Individual. Ele é, basicamente, um esquema que relaciona seus objetivos, metas e pontos mais críticos de seu desempenho, aqueles que precisam de uma atenção mais especial com as ações que devem ser tomadas para que seu propósito seja alcançado.

Ela é comumente desenvolvida dentro das empresas de maneira hierárquica, ou seja, entre gestor e colaborador. O objetivo final é fazer com que todos sejam mais efetivos em suas respectivas funções a partir da identificação do que pode ser feito para melhorar os pontos fracos e otimizar ainda mais os pontos fortes.

Um bom PDI deve conter:

  • um resumo das qualificações prévias, histórico profissional e formação até o presente momento;
  • uma listagem de quais são as metas e objetivos do colaborador dentro da empresa e em matéria de formação, se for o caso;
  • um estudo de onde o colaborador se encontra em relação às expectativas da empresa;
  • um estudo dos pontos que precisam ser melhorados para alcançar os objetivos;
  • um passo a passo do que o colaborador deve fazer e desenvolver para chegar até suas metas.

Como o PDI pode ajudar minha equipe de vendas?

A equipe de vendas de uma empresa é o setor que mais depende de incentivos, estímulos e encorajamentos. Agora que você já compreende o que é PDI, deve ter entendido que esse documento é um tipo de compromisso com o seu desenvolvimento profissional.

Quando um colaborador percebe que tem chances de crescer naquela empresa e quando nota que seu gestor está realmente prestando atenção em suas ações, ele se sente muito mais impulsionado.

Muitas vezes o colaborador nem sabe que poderia melhorar em determinado aspecto e esse tipo de análise dá clareza e impulsiona a efetividade na função determinada. Além disso, podemos destacar:

  • responsabilidade — coloca o destino profissional nas mãos do colaborador, oferecendo benefícios caso melhore nos pontos determinados;
  • autoconhecimento — permite se conhecer profundamente a partir da análise;
  • motivação — cada ação executada rumo ao objetivo final representa uma melhora efetiva;
  • satisfação — validação perante ao acompanhamento do progresso.

Colaboradores entusiasmados com suas carreiras são mais produtivos e impactam positivamente na performance da sua empresa.

Quer saber mais sobre gestão de pessoas e empresas? Continue acompanhando o blog da Mixtel!