O Que É Negociação e Como Pode Ser Usada em Lojas de Telefonia?

Compreender as técnicas de negociação é essencial para qualquer um que trabalhe com lojas de varejo, independentemente de seu segmento. Porém, o conceito se torna ainda mais importante quando estamos tratando de lojas de telefonia. Pense a respeito: você sabe mesmo o que é negociação? Leia este artigo e descubra!

A chave para entender o que é negociação

A ideia central de qualquer negociação é alcançar um determinado objetivo através de um acordo entre as partes envolvidas. Transações de compra e venda de produtos são as situações que chegam primeiro à mente quando pensamos em o que é negociação, certo? Porém, o conceito engloba muito mais do que isso. Nós negociamos todos os dias de diversas formas.

A negociação é um processo recorrente no cotidiano. Pode acontecer entre seus colaboradores,seus fornecedores, clientes e até mesmo investidores. Todos pensam de maneiras diferentes, e a negociação é a única forma de conciliar todos esses pensamentos e desejos.

Existem algumas etapas para uma boa negociação. A preparação, onde você absorve o maior conhecimento possível sobre o tema em questão. Dessa forma, poderá falar com propriedade sobre todos os aspectos e define quais são os seus objetivos com essa negociação.

Depois, a troca de informações, onde você procura compreender o outro lado e quais são as suas expectativas, de forma que seja possível entrar em um acordo. Então, chegamos à proposta propriamente dita e, por último, a ação final de fechamento.

Negociação em lojas de telefonia

Seja com seus clientes ou com seus fornecedores, é preciso ter em mente que esse processo será uma relação de troca e reciprocidade. Você precisa estar aberto a ceder de alguma maneira em prol dos objetivos do outro, pois é exatamente isso que ele estará fazendo por você.

Na relação com os seus clientes, por exemplo, é essencial que ambas as partes saiam satisfeitas com o resultado final. Dessa forma, é criada uma relação de parceria e fideliza-se este cliente. Ser um vendedor paciente, bem-disposto, com autocontrole e raciocínio ágil é essencial.

Quando falamos de negociações com fornecedores, parte importante é definir quais são as suas concessões. É preciso refletir cautelosamente sobre isso, porque a outra parte precisa achar que saiu ganhando nessa negociação, ou pelo menos que ambos terminaram no mesmo patamar. Se, durante o processo, o seu fornecedor não perceba vantagens, o acordo não será fechado.

A negociação com o fornecedor é de extrema importância no setor de telefonia, mas é preciso lembrar de refletir sobre o ponto de vista dele antes de definir suas concessões. Muitas vezes, sua compra pode não ser expressiva para ele. Ou pode ser que ele tenha mercadorias paradas que precisa desencalhar logo e até mesmo que precise fechar uma quota de produtos. Tudo isso influencia na decisão.

Gostou de saber mais sobre o que é negociação e a melhor forma de fechar acordos? Para mais dicas de gestão de negócios no setor de telefonia continua acompanhando o blog da Mixtel!