O que é Gestão de Pessoas e Como Pode Fazer Vender Mais?

Antes de perguntar o que é Gestão de Pessoas é preciso ter em mente que pessoas não são como ideias, que podem ser copiadas por outras empresas. Os colaboradores são os bens mais preciosos de um negócio.

A Gestão de Pessoas é o departamento responsável por gerir todo o Capital Humano de uma empresa. O Capital Humano, por sua vez, diz respeito aos funcionários e toda a riqueza que engloba suas qualificações.

O que faz a Gestão de Pessoas?

Um profissional motivado e qualificado é essencial para o sucesso de uma empresa. Pensando nisso, o departamento de GP desenvolve uma série de técnicas e processos.

  • disseminação da cultura organizacional;
  • conhecimento e disseminação de processos internos;
  • estabelecimento de feedbacks;
  • apontamento e resolução de conflitos internos;
  • seleção de pessoal ideal para cada cargo;
  • treinamento, orientação e integração de funcionários;
  • definição e implementação de incentivos;
  • definição de benefícios.

Ao deixar o investimento no setor de Gestão de Pessoas de lado, a empresa está correndo o risco de gerar uma alta rotatividade de funcionários, além de conflitos internos. O resultado em longo prazo é a baixa lucratividade.

Por que a Gestão de Pessoas é importante?

Uma Gestão de Pessoas bem executada garante que as necessidades do funcionário sejam atendidas, fazendo com que ele se sinta valorizado e tornando o ambiente de trabalho um local agradável, o que gera um nível de produtividade muito mais alto.

O crescimento de qualquer instituição depende de seus colaboradores e por isso o investimento no departamento de Gestão de Pessoas é fundamental. Afinal, é disso que uma empresa é feita.

Como a Gestão de Pessoas faz vender mais?

Boas vendas começam com uma boa Gestão de Pessoas. Um profissional desmotivado e indiferente não vai se dedicar tanto quanto um funcionário feliz e comprometido. Quando pensamos no setor de vendas essa diferença é ainda mais evidente, já que o funcionário fica cara a cara com o consumidor e depende apenas dele realizar ou não uma venda.

Conclusão sobre o que é Gestão de Pessoas

A realidade é que todo esse processo é uma relação de trocas. Se você oferece um ambiente de trabalho agradável e valoriza o funcionário, isso será refletido no dia a dia dele, com ações mais eficientes e dedicadas.

Para saber mais sobre técnicas e estratégias de gestão para melhorar sua loja continue lendo o blog da Mixtel.