O Que É Estoque de Segurança e Quando Posso Usá-lo?

Compreender o que é estoque de segurança é essencial para quem trabalha com lojas de varejo. Depois de aprender tudo sobre gestão de estoque, é a hora de entender e aplicar um novo conceito ao seu negócio e melhorar sua logística.

Estudar e entender a demanda dos seus produtos é parte importante da gestão de estoque, já que é a partir dela que é possível prever quais são os produtos mais vendidos em determinadas épocas do ano, por exemplo.

O que é estoque de segurança e por que fazer?

O estoque de segurança também é conhecido como estoque mínimo. Essencialmente, é a quantidade mínima de produtos que devem estar em estoque para evitar que vendas sejam perdidas devido à falta de produtos em pronta entrega. Porém, também pode ser utilizado para suprir uma demanda fora do comum ou contornar algum problema de operação inesperado.

Para muitos negócios, como lojas de varejo, por exemplo, é essencial manter essa margem sempre atualizada, entendendo quais são os produtos mais desejados por seus clientes. Dessa forma, você também consegue cumprir sempre com os prazos estabelecidos, aumentando a satisfação dos consumidores.

Como calcular o estoque de segurança?

Para calcular o estoque de segurança, primeiro é preciso compreender alguns conceitos:

Lead time

Lead time significa o tempo de entrega do produto. É o tempo entre o pedido efetuado pelo cliente e a entrega do mesmo. Quando o lead time é alto ou costuma variar muito, manter o estoque de segurança é ainda mais necessário.

Demanda média

A demanda é uma das questões mais importantes na hora de pensar em um estoque de segurança. É preciso saber com precisão os produtos que mais saem, além de compreender a sazonalidade dos mesmos.

Aplicando os conceitos acima na fórmula de estoque de segurança, teremos a quantidade de produtos necessários:

Estoque de segurança = demanda média x lead time (em dias)

O resultado desse cálculo é o valor mínimo que você precisa ter em seus estoque. Qualquer número menor do que esse já está abaixo do seu estoque de segurança.

Não se esqueça de que é preciso manter um controle diário do seu estoque, assim você consegue mantê-lo e fazer a manutenção da demanda média de seus produtos.

Agora que você já sabe o que é estoque de segurança, confira também outras dicas para a gestão de seu negócio, continue acompanhando o blog da Mixtel!