Intensivão para o Natal — Como Organizar seu Estoque

Intensivão para o Natal — Como Organizar seu Estoque

O natal é um dos melhores períodos para lojas de diversos segmentos. É a oportunidade de vender mais e alavancar os lucros. Porém, junto com a procura mais alta vem a necessidade de haver uma quantidade maior de produtos disponíveis. Nesse cenário, saber como organizar estoque adequadamente é essencial.

Como organizar seu estoque de natal em 3 passos

A época mais esperada pelos comércios do país demanda um gerenciamento meticuloso nas mais diversas esferas do empreendimento.

É preciso treinar e capacitar a equipe de vendas, preparar a vitrine do estabelecimento e o interior do espaço, mas também não podemos esquecer que, internamente, a loja também precisa estar organizada.
Quer entender como organizar estoque para o natal de maneira assertiva? Confira nossas dicas:

1. Calculando a demanda

Estipular a demanda de sua loja durante o período de natal é o primeiro passo para quem deseja saber como organizar seu estoque com maestria. Para isso, analise as vendas do mesmo período do ano anterior, levantando dados sobre os produtos que vendem mais e os que vendem menos.

Use esse tipo de informação a seu favor para evitar que mercadorias fiquem paradas no estoque. Conheça e reúna seu histórico de vendas.

2. Programe as compras com antecedência

Para suprir sua loja durante o período de natal é preciso fazer compras com seu fornecedor, certo? Depois de calcular a demanda, você já deve saber a quantidade que precisará de cada produto.

É importante fazer esse tipo de previsão com antecedência, pois assim pode conversar com seu fornecedor e programar as compras, garantindo um estoque sem preocupações.

3. Controle entrada e saída

As boas práticas de como organizar estoque são pensadas para ajudar você também nos próximos anos.
Por isso, controle meticulosamente a entrada e saída de seus produtos, etiquetando-os adequadamente de acordo com seu status. Analise qual a melhor forma de dispô-los, de maneira que fiquem acessíveis facilmente durante a correria dos dias de vendas.

Lembre-se de que para controlar seu estoque como um mestre, deve prever a quantidade de produtos que serão necessários, programar as compras com seu fornecedor e controlar adequadamente a entrada e saída de produtos.

Para saber mais sobre gestão de estoque continue acompanhando o blog da Mixtel Distribuidora!