Como o ERP Ajuda no Gerenciamento do Supply Chain de Smartphones

Como o ERP Ajuda no Gerenciamento do Supply Chain de Smartphones

Para saber como o ERP ajuda no gerenciamento do supply chain, primeiro é preciso deixar claros os conceito tanto de ERP, quanto de supply chain para smartphones.

Enterprise Resource Planning é o termo em inglês que dá origem a sigla ERP, que significa Sistemas de Gestão Empresarial. Já supply chain nada mais é do que a expressão em língua inglesa para o termo “cadeia de suprimentos”, o que diz respeito aos processos logísticos que um determinado produto ou serviço passa desde a aquisição da matéria-prima até chegar no consumidor final.

Ao longo deste artigo, então, falaremos sobre como sistemas de gestão podem ajudar no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Confira!

Afinal, como o ERP ajuda no gerenciamento do supply chain?

Realizar a gestão da cadeia de suprimentos é uma das tarefas mais complexas para qualquer empreendimento. Isso porque são diversas áreas de uma determinada empresa que precisam funcionar de maneira coordenada e conjunta para que tudo dê certo.

O ERP chega para otimizar todos esses processos, já que é projetado para ser responsável por várias das operações comuns do dia a dia de uma empresa, como faturamento, compras, fluxo de caixa, cadastros, processos, entre outros.

Por meio desta otimização acaba sendo muito mais fácil integrar as informações das áreas de estoque, compra, vendas, comunicação, etc. Logo, tirar as conclusões necessárias para conseguir alcançar um gerenciamento da cadeia de suprimentos de excelência é muito mais fácil.

Soluções para o gerenciamento de supply chain

Agora que você já sabe como o ERP ajuda no gerenciamento do supply chain é hora de conhecer algumas das soluções que o processo pode oferecer:

  • maior facilidade na hora de planejar as necessidades das áreas, quando dependem de outras para a execução;
  • atualização de informações em tempo real;
  • previsibilidade de demanda;
  • organização de distribuição de produtos no depósito de acordo com dados de entrada e saída;
  • redução de impostos;
  • eliminação de processos redundantes;
  • melhoria na experiência do cliente com o produto.

Saber como o ERP ajuda no gerenciamento do supply chain é muito importante quando o assunto são smartphones, já que existe uma sazonalidade que envolve a venda, além de ser essencial manter a organização do armazém.

Para saber mais sobre os processos logísticos que podem ajuda a sua empresa continue acompanhando o blog da Mixtel!