Como Vender um Produto Eletrônico e Conseguir um Alto Ticket Médio?

Saber como vender um produto é uma verdadeira arte. Porém, ainda mais importante do que ser um bom vendedor é ser um bom empreendedor. O ticket médio é uma das métricas mais básicas e primordiais para compreender a essência de seu próprio negócio e como seu público o enxerga. É extremamente importante acompanhar esse tipo de dado para conseguir desenvolver um planejamento estratégico assertivo e efetivo.

Antes de analisar as maneiras de aumentar o ticket médio de uma loja de produtos eletrônicos, primeiro é preciso compreender qual é o significado e a importância do conceito. Confira este artigo e descubra!

O que é o ticket médio?

O conceito de ticket médio é bastante simples: o valor médio que seus consumidores gastam em sua loja. Porém, é possível desenvolver análises muito mais profundas apenas utilizando esse tipo de dado sobre seu empreendimento. Pode-se averiguar questões como:

  • quais são os produtos mais vendidos;
  • quais categorias mais chamam a atenção do cliente;
  • análise de canais de venda;
  • avaliação de segmentos de clientes;
  • definição de metas em longo prazo.

Calcular o ticket médio é fácil e rápido. Basta definir um período a ser avaliado, ter em mãos dados do número total de clientes que efetuaram compras e também do total de vendas. Por fim, basta dividir o total de vendas pelo número de clientes. O resultado vem em reais.

É preciso lembrar de sempre utilizar períodos iguais de tempo para realizar comparações e análises.

Como vender um produto e alcançar um ticket médio mais alto

Algumas estratégias de venda podem ser implementadas para aumentar o ticket médio de sua loja. Você com certeza já sabe bem como vender um produto, então vamos sugerir algumas ações diferentes a partir dos dados retirados de seu ticket médio.

  • recomende mercadorias complementares àquela que está sendo mais comprada por determinados perfis de clientes;
  • monte pacotes de produtos por um valor mais barato do que se fossem comprados separadamente;
  • desenvolva um programa de fidelidade imperdível. Premiar a clientela com benefícios os faz voltar mais vezes em sua loja;
  • ofereça descontos a partir de um determinado valor gasto;
  • faça promoções de maneira periódica

Você já sabe como vender um produto e agora também sabe a melhor maneira de aumentar o ticket médio de sua loja de eletrônicos. Para mais conteúdos como este continue acompanhando o blog da Mixtel!