Como Reduzir Gastos com Controle de Estoque

Controle de estoque

Como Reduzir Gastos com Controle de Estoque

O estoque é um dos recursos mais preciosos de qualquer loja de varejo. Nós estamos vivendo um período de extrema instabilidade econômica e política. Portanto, é preciso estar atento mesmo aos mínimos excessos de recursos nas empresas. Quando o trabalho de controle de estoque não é feito corretamente, pode impactar diretamente na saúde financeira do empreendimento.

É preciso ter em mente que o estoque é muito mais do que apenas o local onde sua mercadoria é armazenada. Ele é uma verdadeira ferramenta de produtividade para os empreendimentos e é responsável por uma parcela bastante significativa dos gastos. Confira este artigo e saiba como fazer um controle de estoque de excelência, reduzindo gastos e otimizando processos.

1. Trabalhe com curva ABC

A curva ABC é um método de agrupamento e classificação de itens. Trabalhando com este tipo de gráfico e tendo o controle total e exato das mercadorias que entram e saem do seu estoque, poderá descobrir de maneira específica qual a necessidade daquele produto para sua loja.

Essa prática de controle de estoque é benéfica, pois evita que sejam adquiridos itens que, na verdade, já estão armazenados em quantidades suficientes para suprir a demanda, evitando gastos desnecessários.

2. Tenha um bom software de controle de estoque

Administrar um estoque na ponta do lápis é uma tarefa realmente desafiadora. Exatamente por essa razão, ter o apoio de um bom software de controle é imprescindível, independentemente do porte de sua empresa. Este tipo de sistema também é conhecido como ERPs, especialmente desenvolvido para auxiliar no processos do dia a dia, controlando de maneira exata tudo que ocorre dentro dos estoques.

3. Planeje seus sistemas de armazenagem

Quando falamos sobre controle de estoque é preciso ter em mente que, fisicamente, o espaço precisa estar totalmente preparado para receber os itens que serão armazenados. Nem todo setor de armazenagem conta com o que é preciso para estocar mercadorias com determinadas particularidades, como produtos tecnológicos, muito pesados ou perecíveis, por exemplo.

É preciso investir em um sistema de boa qualidade, assim você evita acidentes e reduz a quantidade de itens perdidos. Consequentemente, seus gastos são reduzidos.

Caso queira saber mais sobre como fazer uma excelente gestão de estoque para seu negócio, acesse agora mesmo o blog da Mixtel e confira os artigos produzidos especialmente para empreendedores como você!