Como Organizar uma Loja — Estratégias Para o PDV

A maneira com que seus produtos estão dispostos nos pontos de venda influencia diretamente nas próprias vendas, sabia? Existe uma série de estratégias especialmente desenvolvidas para entender a mente do cliente e deixar a disposição dos itens mais atrativa. Selecionamos algumas dicas para você aprender como organizar uma loja como ninguém!

Ao contrário do que muitos pensam, vários fatores implicam no que é vendido no final das contas. Desde as prateleiras, vitrines e até mesmo a própria iluminação do local.

Como organizar uma loja em 3 passos

É importante lembrar que, na hora de buscar entender como organizar uma loja, não existe certo ou errado. É preciso analisar o comportamento de seu cliente, a fim de compreender estratégias que funcionarão para aquele perfil.

O espaço físico é importante porque, além de influenciar nas vendas, ainda está diretamente relacionado ao tempo que o cliente passará dentro do estabelecimento. Quanto mais tempo, maiores serão as chances dele adquirir algum item e, consequentemente, mais alto será o seu ticket médio.

1. Criando ambientes de identificação

Uma das maiores dicas para quem quer saber como organizar uma loja é criar ambientes que levem à identificação. Organização é tudo e os locais devem ser desenvolvidos com base na empatia do cliente. Pense nos problemas que o consumidor tem e busque reunir itens que possam resolvê-lo em um mesmo local.

2. Aposte em cross-selling

O cross-selling é uma das melhores estratégias para quem quer aumentar o ticket médio de uma loja. Este tipo de estratégia para o PDV implica em estimular o seu cliente a fazer a compra que estava planejando, mas levando também produtos que complementam o item inicial.

Imagine que o consumidor vai adquirir um celular que conta com a possibilidade de carregamento por indução. Na mesma hora, pode comprar também o carregador, como forma de complemento. O ideal é o que os dois itens estejam dispostos perto do ponto de venda.

3. Cuidado com a iluminação

Não adianta nada ter uma loja incrível se a iluminação não favorece os seus produtos. Utilize luzes fluorescentes e busque equilibrar tons frios e quentes, de forma que o cliente consiga enxergar os detalhes dos produtos.

Lembre-se de que para saber como organizar uma loja é preciso entender o seu consumidor. Desenvolva bons ambientes no ponto de venda, aposte em cross-selling e lembre-se da iluminação.

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