Como Calcular o Preço de Venda de um Produto Eletrônico em 4 Passos

Você sabe como calcular o preço de venda de um produto eletrônico? Esse cálculo envolve alguns fatores e é primordial para obter sucesso em seu negócio. Com um preço de venda errado, você pode acabar ficando com produtos parados no estoque, o que é muito ruim, principalmente em uma loja de eletrônicos, em que são lançados novos modelos a todo momento, ou não render o lucro necessário para seguir adiante com uma empresa saudável.

Hoje vamos explicar como calcular esse valor. Confira a seguir!

Como calcular o preço de venda de um produto

Para saber como calcular o preço de venda de um produto, você precisa seguir estes quatro passos:

  1. analise quais são os custos que sua empresa teve para produzir determinado produto;
  2. confira as despesas, ou seja, o quanto gastaram para vender aquela mercadoria. Por exemplo: custos com vendedores, merchandising, anúncios e outros;
  3. estime uma margem de lucro que seu negócio pretender obter de retorno com a venda dos eletrônicos. Leve em conta o histórico do produto, quantidade de vendas e demanda;
  4. some estes três aspectos: custos, despesas e lucro. O resultado obtido será o preço de venda.

Com isso, você saberá não somente quanto custa seu produto, mas também terá em mente o quanto você gasta para obtê-lo, qual o valor dele para o público e a margem de lucro que deseja e pode render com ele. Isso ajuda até mesmo na gestão empresarial como um todo.

Lembre-se que um erro de R$ 0,10 pode não parecer muito, mas quando você somar a perda dessa quantia em todas as mercadorias vendidas perceberá uma grande diferença nos rendimentos.

Dicas extras

  • não esqueça de averiguar os preços de venda da concorrência para saber se você está dentro da competição de mercado. Caso esteja cobrando um valor muito elevado dos demais, será necessário diminuir sua margem de lucro e vice-versa;
  • é muito importante lembrar que não se deve diminuir muito o preço de venda apenas para oferecer um produto mais barato que a concorrência. Isso pode prejudicar os resultados da empresa, além de que preço muito baixo gera desconfiança no mercado. Aposte em sua qualidade;
  • atente-se no valor que aquele produto oferece ao cliente em termos de experiência. Principalmente quando falamos de lojas de eletrônicos, pode ser um lançamento de mercado, uma tecnologia totalmente inovadora, produtos exclusivos que não são encontrados na concorrência, etc. Tudo isso agrega ainda mais pontos positivos à sua empresa;
  • é possível contar com a ajuda de um bom software de gestão para auxiliar nos cálculos. Você pode encontrar diversas opções fazendo uma rápida pesquisa na internet e escolher a que mais se adaptar. Assim você tem mais segurança e assertividade nas contas;
  • quando falamos de eletrônicos, devemos ter cuidado com o estoque. Por isso, saber como calcular o preço de venda de um produto se torna ainda mais importante quando o assunto é o ciclo de vida deles, principalmente ao pensarmos nas promoções futuras.

Para se sair ainda melhor perante a concorrência, a Mixtel Distribuidora trabalha com as principais marcas do mercado, preços competitivos e total segurança e praticidade para suas vendas. Entre em contato e firme esta parceria para que sua empresa renda ainda mais!