Como Avaliar o Desempenho de um Vendedor de Smartphones e Eletro

Saber como avaliar o desempenho de um vendedor e de toda a equipe comercial é essencial para manter a saúde de sua loja de varejo, principalmente quando o assunto são smartphones e eletro, produtos mais caros e de menor volume de vendas quando comparados a outros segmentos.

Para ser um bom gestor é preciso saber olhar para todo o cenário que está envolvendo o momento de determinadas vendas. Antes de tudo é necessário definir um período de análise. Realizar a avaliação de desempenho mensalmente é a maneira mais assertiva, mas também é importante fazer uma análise anual.

A seguir, confira formas para fazer uma melhor avaliação de seus vendedores.

Estabeleça metas de vendas

A meta é uma das melhores maneiras para saber como avaliar o desempenho de um vendedor. Vender é um tipo de atividade que demanda acompanhamento constante e, para o gestor de uma equipe de vendas, estabelecer metas assertivas é importante. Porém, não é o único ponto a ser considerado.

É preciso observar todo o cenário econômico e político do momento, além da sazonalidade, pois se o poder de compra do consumidor cai, o número de vendas cai junto. Portanto, não seria justo cobrar do vendedor algo que ele não pode fazer.

Caso as metas não estejam sendo alcançadas pela equipe é preciso reavaliar os números.

Preste atenção na postura

As metas são ótimas maneiras de avaliar o desempenho de vendedores, mas também é preciso olhar de maneira menos analítica e mais humana. Como é a postura daquele profissional perante o cliente e os outros colegas?

Cada vendedor conta com suas particularidades, mas, de maneira geral, é preciso tratar o outro de forma ética e respeitosa.

Domínio de técnicas de negociação

Vender smartphones e eletros não é a mesma coisa que vender objetos em lojas de R$ 1,99. Para tomar um decisão como essa, de comprar um aparelho caro, o cliente precisa pensar e ter muito mais estímulos. Portanto, é preciso dominar verdadeiramente técnicas de negociação. Isso está diretamente relacionado ao conhecimento teórico do que prático. Caso não observe isso em sua equipe, talvez seja necessário oferecer um curso para eles.

Já sabe como avaliar o desempenho de um vendedor de sua loja?

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