Treinamento de Vendas para a Black Friday

Treinamento de Vendas para a Black Friday

Para qualquer lojista, uma das datas mais esperadas do calendário é, sem dúvidas, a Black Friday. O dia que inaugura a temporada de compras para o natal é símbolo de promoções, ofertas e muitas condições especiais para os consumidores. Para se dar bem, porém, é preciso oferecer um treinamento de vendas para sua equipe.

Realizada sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro, a data é marcada por um grande volume de compras. Isso significa que o time de vendas de sua loja precisa estar preparado para lidar com uma quantidade massiva de clientes.

Por que oferecer um treinamento de vendas?

Todo gestor precisa capacitar seus colaboradores de maneira frequente. Quando o assunto é o setor de vendas, essa máxima torna-se ainda mais urgente. Oferecer um treinamento de vendas para sua equipe é o que vai alavancar a produtividade e, consequentemente, os rendimentos de sua loja.

Um treinamento como esse pode ser aplicado para outras situações. Porém, para a Black Friday o ideal é abordar várias frentes diferentes de ataque. Confira:

Posicionamento dentro da loja

Durante o dia de Black Friday haverá uma quantidade muito superior de clientes àquela que os vendedores estão acostumados. Por isso, é preciso saber como se posicionar dentro da loja de maneira adequada. É preciso que todos estejam em locais estratégicos, nunca no fundo ou em algum canto.

O ideal é manter-se a alguns metros da porta, com distância suficiente para abordar o cliente de maneira rápida, mas não agressiva. Como não haverá colaboradores suficientes para atender cada um dos consumidores, também é indicado treinar uma rotação pelo espaço da loja.

Atendendo uma grande quantidade de clientes

O maior problema para vendedores de lojas físicas durante o período de Black Friday é atender uma quantidade muito grande de clientes ao mesmo tempo. É preciso equilibrar dois pontos de vista diferentes. Por um lado, é preciso prestar um bom atendimento. Por outro, o tempo está correndo e é necessário ser prático e fechar negócio rapidamente. Porém, sem deixar de lado a qualidade dos serviços prestados.

Para resolver essa questão o treinamento de vendas deve capacitar o vendedor a ser conciso na hora de fazer a proposta e também na hora de negociar. O ponto mais importante é deixar de lado os floreios e focar apenas nas informações que são imprescindíveis para o consumidor, mas sem deixar a cordialidade de lado.

Lembre-se que um treinamento de vendas pode preparar seus colaboradores para as mais diversas situações. Para saber mais sobre o assunto não deixe de acompanhar o blog da Mixtel Distribuidora!