Qual o Ciclo de Vida de um Produto Eletrônico em Lojas de Varejo?

Qual o Ciclo de Vida de um Produto Eletrônico em Lojas de Varejo?

Você trabalha ou administra uma loja de varejo, mas ainda não entende muito bem qual o ciclo de vida de um produto e como isso funciona? Não se preocupe. Hoje, vamos solucionar essa dúvida!

A importância do ciclo de vida do produto

Compreender qual o ciclo de vida de um produto, também chamado de CVP, é entender sobre a linha de produção do mesmo. Ao falarmos sobre isso, subentende-se que os produtos já vêm, então, com uma data prevista para serem retirados do mercado.

Essa análise é uma forma de avaliar a mercadoria. É importante entender como funciona para saber o quanto vale a pena investir naquele produto, principalmente quando falamos de eletrônicos.

A avaliação vai fornecer informações para saber quanto a mercadoria durará no mercado, importante especialmente para a gestão de estoque. Assim, evita possíveis prejuízos, minimizando as chances dos produtos “morrerem” armazenados, precisando vendê-los por preços menores.

Afinal, qual o ciclo de vida de um produto?

Saber o CVP de cada mercadoria engloba as seguintes fases:

Introdução

A introdução é marcada pela fase inicial do produto. É quando ele “nasce”. Engloba desde o período de seu lançamento até o momento em que as vendas começam.

Aqui, a produção e as vendas ainda são baixas e limitadas. Ou seja, não oferecem lucros e nem concorrência. É o melhor momento para pensar em formas de atrair clientes e estratégias de vendas.

Crescimento

É quando a mercadoria começa a ganhar peso e aceitação no mercado. As vendas aumentam, o lucro é alto e é necessário produzir em escala. A concorrência também começa a aumentar e é necessário investir para ser líder de vendas no segmento.

Maturidade

Passada a fase de novidade, vem a chamada maturidade. É quando as vendas se estabilizam e o lucro se mantém ou até mesmo começa a diminuir. Agora é preciso pensar em formas de fazer seu produto continuar sendo cobiçado pelo mercado e mostrar seus diferenciais.

Declínio

É quando começa a chegar à fase final do produto, ou seja, o fim de sua vida útil. Ele perde participação no mercado, o que pode ser ocasionado por vários fatores, como novos produtos lançados, perda de utilidade, moda passada, entre outros. As vendas e lucros diminuem e é preciso pensar em como vender todo o estoque sem perdas financeiras significativas.

Sabendo qual o ciclo de vida de um produto é possível prever todo o cenário dele no mercado e já garantir estratégias de vendas para que você esteja à frente da concorrência e não tenha prejuízos ao chegar às últimas fases. Assim, é possível aumentar a rentabilidade de sua loja de varejo!

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