O Que É S&OP e Como Pode Ser Útil em Lojas de Telefonia e Eletrodomésticos?

O Que É S&OP e Como Pode Ser Útil em Lojas de Telefonia e Eletrodomésticos?

Entender o que é S&OP e aplicá-lo a sua loja pode ser vital para seu sucesso no cenário atual. A sigla significa Sales and Operations Planning, termo em língua inglesa para a expressão Planejamento de Vendas e Operações.

O S&OP é uma abordagem de planejamento estratégico holístico, que integra os métodos para organizar vendas e produção. Dessa forma, é muito mais eficiente resolver e desenvolver inúmeras questões e projetos para qualquer empresa, tornando o processo muito mais simples e assertivo.

Entendendo o que é S&OP

A partir de uma estratégia de Sales and Operations Planning é possível alinhar a produção ou o fornecimento com a demanda real de seus consumidores. A integração deve levar em consideração todos os aspectos de sua empresa e seus produtos:

  • capacidade de produção;
  • tempo de transporte;
  • embalagem do produto;
  • demonstrações financeiras;
  • campanhas de publicidade
  • até mesmo o atendimento ao cliente.

É preciso lembrar que existe o conceito de S&OP, mas cada empresa deve desenvolver seu próprio processo, porque devido às particularidades de cada uma, é impossível padronizar as ações que devem ser tomadas.

Além disso, a essência do processo envolve a integração entre as áreas da empresa, de forma que decisões possam ser tomadas mais rápido, os custos de compra sejam menores e as previsões melhores, tornando os resultados superiores.

Como aplicar S&OP em lojas de telefonia e eletrodomésticos? 

Agora que você já entendeu o que é S&OP, é hora de saber como aplicar o conceito em lojas de telefonia e eletrodomésticos. Existem cinco etapas no processo padrão de Sales and Operations Planning:

  1. atualização dos dados — utilizam-se as informações de vendas e outros relatórios relacionados a compra, estoque e finanças para fazer previsões;
  2. planejamento da demanda — elaboração de um plano de previsão de vendas (de acordo com campanhas específicas ou data comercial);
  3. planejamento de produção e suprimentos — elaboração de planos alternativos de produção com acompanhamento de estoque, capacidade dos fornecedores e produtos disponíveis;
  4. reunião prévia — reunião realizada para compreender se existe mesmo possibilidade de execução dos planejamentos de compra e de demanda;
  5. reunião final — análise, formalização das medidas tomadas de forma consensual e disseminação das decisões pela empresa.

Gostou de saber o que é S&OP e entender como aplicar o conceito no seu negócio? Continue acompanhando o blog da Mixtel e tenha sempre as melhores dicas de gestão na palma da sua mão!