O Que É Processo de Negociação? Confira Um Exemplo Para Smartphones

Saber gerenciar uma loja requer atenção em inúmeros detalhes. É necessário optar por negócios que tragam o melhor custo-benefício, agilidade, atenda aos prazos e tenha menos chances de falhas e riscos. Para isso, é importante saber negociar. Aliás, você sabe o que é processo de negociação e como fazer isso? Confira neste artigo!

O que é processo de negociação?

Ao se perguntar o que é processo de negociação, é necessário ter em mente que o resultado final deve atender às expectativas de ambos os negociadores. Porém, um lado sempre acabará sendo o vencedor.

Obviamente você irá escolher caminhos que tragam maiores benefícios à sua empresa e é aí que entra o sucesso do poder de negociar.

É importante obter informações e saber argumentar os pontos de vista, conseguindo contrapor o que lhe for dito, sendo sensível para ouvir o outro e oferecer suas soluções. Por vezes, caso possa abrir mão de algo, faça. Assim é possível criar um cenário de empatia e ainda chegar ao seu objetivo final.

Para isso, há uma metodologia bastante eficiente, chamada de PISTTAA: Preparação, Investigação, Sinalização, Teste, Trocas, Acordo e Acerto Final.

Como usar a PISTTAA?

Vamos usar um exemplo para quem gerencia uma loja de smartphones.

  • preparação: ao tratar com um fornecedor de celulares, por exemplo, é importante conhecer primeiro sobre aquela empresa. Busque informações, saiba como ela trabalha no mercado e o que oferece. Analise as redes sociais, reclamações, site, e pergunte aos colegas se conhecem a fornecedora. Defina seus objetivos, propostas, prazos, preços e prepare-se também psicologicamente.
  • investigação: já em contato com o fornecedor, escute mais do que fale. Faça perguntas certas para entender o contexto, exponha suas necessidades e descubra as dificuldades e implicações daquele fornecedor que possam trazer problemas ou soluções para sua loja.
  • sinalização: é o momento do pontapé inicial na negociação. Evite supor, seja direto e passe segurança. Busque pontos em comum e tente criar o famoso rapport (um clima agradável entre ambos). Dessa forma, é possível conquistar a pessoa.
  • testes: elabore suas propostas com calma e veja se está indo no caminho certo. Tente conciliar suas necessidades com o que o outro tem a oferecer. Discuta os problemas reais, use fatos e saiba dialogar.
  • trocas: aqui você expõe sua proposta final e recebe a resposta, sendo possível realizar a troca de concessões, de acordo com seu objetivo e com as necessidades do fornecedor. Ao ouvir uma contraproposta, não rejeite de imediato, mas estipule limites.
    acordo e Acerto Final: por fim, chegarão a fase do acordo, em que ambos estarão satisfeitos com o negócio feito para, finalmente, obter um acerto final.

É importante, nesse caso, escolher fornecedores que ofereçam um bom diferencial de preço e disponibilidade de produtos, principalmente para aqueles que contam com alta demanda no mercado.

Deixe claro os prazos, levando em conta o tempo de entrega, pois esse é um ponto muito importante.

Também negocie o limite de crédito e formas de pagamento para não ter surpresas.

Agora que você já sabe o que é processo de negociação e como fazer isso, obterá mais sucesso ao negociar soluções para sua loja, garantindo o bom funcionamento e atendimento aos clientes. Para mais informações empresariais, continue acompanhando o blog da Mixtel.