O Que é Gestão de Estoque e Como Posso Usar em Lojas de Eletromóveis e Celulares?

O Que é Gestão de Estoque e Como Posso Usar em Lojas de Eletromóveis e Celulares?

Para entender o que é gestão de estoque é preciso compreender que esta é uma questão logística intrínseca a qualquer empresa ou indústria que trabalhe com distribuição de produtos. Uma boa administração e o sucesso dos seus negócios pode depender diretamente de um gerenciamento de estoques de excelência.

O que é gestão de estoque?

Em poucas palavras, a gestão de estoque é o que garante que sua demanda por produtos será atendida de forma fluida, que atenda as necessidades do seu mercado sem interrupções. A ideia central é garantir a disponibilidade dos seus itens com o mínimo estoque possível.

Existem três questões principais essenciais para a compreensão de o que é gestão de estoque.

Primeiro, o custo da falta, aquele que acomete seu lucro por perder vendas devido à falta de produtos disponíveis no seu estoque. Segundo, o custo de oportunidade, que é o valor que está sendo investido pela empresa para comprar os materiais do estoque. Por último, o custo da perda de produtos, que é o pior de todos. Nesse cenário, você perde os elementos de seu estoque por obsolescência ou qualquer tipo de estrago.

Uma boa gestão de estoques envolve uma análise profunda da sua demanda para garantir a integridade de seu investimento.

Como usar em lojas de eletromóveis e celulares

Um estoque pode ter objetivos diferentes. Pode ser que sua empresa adquira uma grande quantidade de produtos para conseguir preços mais baixos, pode ser para atender alguma demanda sazonal ou simplesmente para suprir os pedidos sem interrupções com o mínimo de tempo de espera entre a solicitação e a entrega.

Uma boa gestão de estoques para lojas de eletromóveis e celulares precisa ter como base a sua demanda. É preciso saber quem é o seu público e que tipo de aparelho ele costuma adquirir, para garantir que existirá uma quantidade maior desses materiais no seu inventário.

É preciso também ter uma previsão da sua demanda. Em épocas de Copa do Mundo, por exemplo, as pessoas adquirem um número muito maior de televisores do que nos outros anos. O mesmo vale para aparelhos celulares quando chega o natal.

Lembre-se também de que quando se trabalha com o mercado de eletrônicos é preciso manter um armazém de qualidade e com fiscalização. Caso contrário, você pode perder produtos por conta de vazamentos, goteiras e furtos, por exemplo.

Para mais dicas sobre gestão de empresas continue acompanhando o blog da Mixtel!