O Que é e Como Reduzir o Turnover dos seus Colaboradores no Varejo

Como reduzir o turnover

Todo empreendedor sabe que o bem mais precioso de uma empresa é o seu capital humano, ou seja, o conhecimento e os valores dos colaboradores que ali trabalham. Manter uma equipe coesa, harmoniosa, satisfeita e com baixo turnover é o principal objetivo.
Porém, como chegar lá? A Mixtel reuniu algumas dicas de especialistas para ajudar você nessa tarefa. Confira!

O que é turnover?

Turnover é um termo utilizado no ramo de gestão de pessoas que designa a rotatividade de colaboradores em uma determinada organização, ou seja, a entrada e saída de pessoas em um período de tempo específico. A palavra é de língua inglesa e significa “virada” ou “reversão”.
O turnover é apresentado em formato de porcentagem e é determinado pela quantidade de colaboradores antigos que foram substituídos por novos. Um alto percentual significa que algo está errado e precisa ser identificado e reparado.
Para chegar no valor de turnover basta fazer o seguinte cálculo:
turnover = [(nº de demissões + nº admissões)/2] / nº de funcionários
Depois disso, você deve multiplicar o resultado por 100, a fim de conseguir o valor em formato de porcentagem.

Como reduzir o turnover com 4 dicas

Existem várias estratégias diferentes para quem deseja reduzir o turnover dentro da empresa. Confira as mais assertivas e aplique em seu empreendimento:

  1. tudo começa no processo seletivo — seja mais criterioso em sua seleção. É muito mais fácil filtrar pessoas pelos seus perfis do que tentar moldá-las depois que já estão dentro da empresa. Aposte em quem está em sinergia com os seus valores;
  2. ofereça um plano de carreira real — ninguém gosta de se sentir estacionado no emprego que tem. Por isso, ter um plano de carreira estabelecido corretamente é parte primordial do processo de diminuição de turnover;
  3. peça feedbacks — nada melhor do que perguntar para seus próprios colaboradores o que não os deixa satisfeitos. Mostrar que você se importa e tentar olhar com calma para sua indagações é uma ótima maneira de ser cada dia melhor;
  4. invista na capacitação — quem não está atualizado, com certeza ficará para trás. Quando a empresa oferece treinamentos para os colaboradores, todos saem ganhando.

Gostou de saber mais sobre retenção de talentos? Acompanhe o blog da Mixtel e fique sempre por dentro.