O Que É Cultura e Clima Organizacional de uma Loja de Eletrônicos?

O Que É Cultura e Clima Organizacional de uma Loja de Eletrônicos?

Entender o que é cultura e clima organizacional é essencial para empreendimentos de qualquer tipo de segmento, mas especialmente importante quando o assunto são as lojas de varejo. Nesse tipo de cenário, onde os colaboradores estão constantemente lidando com público direto, as atitudes e o comportamento acabam diretamente ligados à cultura e ao clima.

Porém, os dois conceitos são frequentemente confundidos ou entendidos como uma coisa só. Na verdade, ambos andam lado a lado, mas um depende do outro para ter sucesso. Pode parecer confuso, mas não se preocupe, nós vamos explicar detalhadamente seus significados e como trabalhar as aplicações práticas no dia a dia.

Explicando o que é cultura e clima organizacional

Para entender o que é cultura e clima organizacional, primeiro é preciso compreender os conceitos separadamente, para só então desenvolver a relação entre os dois.

A cultura organizacional

A cultura organizacional é a base. É o que molda o comportamento, o posicionamento e conduz todo tipo de ação tanto dos funcionários, quanto dos líderes de uma empresa. É importante compreender que não é um conceito “preto no branco”, e sim algo que está em constante mudança e mutação, que é construído todos os dias.

Todo tipo de processo deve levar em consideração a cultura da empresa. É importante, por exemplo, escolher colaboradores que se identifiquem e estejam de acordo com ela, pois isso evita a rotatividade. A motivação também está diretamente relacionada à cultura, que normalmente herda as características de seus fundadores desde o início.

O clima organizacional

Já o clima organizacional diz respeito aos sentimentos e sensações que são predominantes no ambiente de trabalho, percebidos e sentidos pelos próprios colaboradores. É um conceito mensurável que tem relação direta também com a motivação, a satisfação e o engajamento. Podemos dizer que o clima organizacional é o termômetro de um ambiente de trabalho.
Porém, quando o assunto são lojas de eletrônicos, é preciso olhar de uma perspectiva global. Toda loja de varejo precisa vender, mas quando não há motivação, mesmo o seu melhor vendedor não será capaz de alcançar seu potencial máximo. Portanto, é preciso trabalhar esse tipo de questão com pesquisas de clima organizacional.

Agora que você já sabe o que é cultura e clima organizacional é hora de buscar entender como seus colaboradores se sentem e o que é preciso fazer para tornar toda a vivência mais positiva durante o trabalho.

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