O que É Cobertura de Estoque e Como Funciona com Smartphones?

Entender o que é cobertura de estoque, saber fazer o cálculo e compreender suas aplicações é essencial para manter todos os suprimentos de sua loja de varejo em dia, independente de qual for o segmento que está inserido ou mesmo o tamanho da empresa.

Assim como o giro, a cobertura de estoque é essencial para ser possível alcançar uma gestão de estoque assertiva e com a menor quantidade de perdas possível. O conceito é bastante simples de ser compreendido e o cálculo também. Confira.

Afinal, o que é cobertura de estoque?

Podemos definir o conceito de cobertura de estoque como um índice bastante simples que aponta o tempo que determinado produto demora para sair da organização. Em outras palavras, o tempo que o estoque consegue cumprir as demandas de compra de seu público.

Entender o que é cobertura de estoque é essencial para conseguir definir o seu estoque de segurança — aquele que é necessário para evitar a falta de produto diante de algum tipo de variabilidade de demanda, por exemplo.

A cobertura de estoque também é conhecida como tempo de estoque, já que diz respeito ao tempo que o produto fica lá dentro.

É importante que organizações que trabalham com mercadorias variadas tenham o cálculo em dia, já que é dessa maneira que é descoberta a necessidade de suprir determinado produto, principalmente em épocas de variação de demanda, como o natal.

Como fazer o cálculo de cobertura de estoque?

Agora que você já sabe o que é cobertura de estoque é hora de aprender a calculá-lo.

Cobertura de estoque = estoque atual do produto / média de vendas daquele produto.

Os dados devem ser sempre em dias e é preciso determinar um período. Por exemplo, se hoje você tem 100 smartphones de um determinado modelo em seu estoque e sua média de vendas dos últimos 30 dias foi de 50 peças, aquele celular demora cerca de dois dias para sair de seu estoque.

Quando o assunto são smartphones, é preciso ficar atento com a obsolescência dos produtos. Novos modelos são lançados periodicamente. Logo, se um determinado aparelho demora muito para sair de seu estoque é preciso pensar em estratégias para liquidá-lo antes que outro modelo mais novo e moderno o alcance, por exemplo.

Gostou de saber o que é cobertura de estoque? Para mais dicas de logística e gestão continue acompanhando o blog da Mixtel!