O Que É Clima Organizacional e Como Influencia no Meu Negócio?

O que é clima organizacional e como influencia no meu negócio?

Um ambiente agradável onde os funcionários se sintam bem, motivados e, consequentemente, produtivos é um dos grandes objetivos de qualquer gestor. Entender o que é clima organizacional e investir nesse conceito é uma questão bastante importante para seu negócio, confira a razão.

O que é clima organizacional

Afinal, que é clima organizacional? A definição é simples: a qualidade do ambiente organizacional percebida a partir dos membros da própria empresa. O conceito está diretamente ligado à ideia de que o desempenho do trabalho humano depende de aspectos comuns do cotidiano. Ele nada mais é do que ideia percebida pelos colaboradores que trabalham na sua empresa sobre aquele local.

É preciso lembrar que como essa concepção é pessoal, percebida individualmente por cada um dos seus funcionários, podem ser bastante distintas entre si, já que a satisfação é uma ideia subjetiva e seu significado pode variar de indivíduo para indivíduo.

Quando o clima organizacional é ruim os talentos não são fidelizados, a motivação e a produtividade são baixas, o absenteísmo é alto, existe falta de compromisso por parte dos colaboradores e a produção cai.

A insatisfação pode vir de vários lados. Pode ser insatisfação com o comportamento do gestor, com as políticas do RH, com o plano de carreira ou até mesmo com o relacionamento entre membros ou áreas da empresa.

Como o clima organizacional pode me ajudar?

O clima organizacional influencia diretamente na produtividade e na qualidade do trabalho que é entregue. Logo, se você consegue fazer com que toda a sua equipe esteja satisfeita com o ambiente de trabalho em geral, a produção será mais eficiente.

Investir no clima organizacional depende de projetos desenvolvidos em conjunto por todas as áreas da empresa. Deve envolver as políticas adotadas pelo seu RH, o funcionamento dos processos de comunicação interna, a valorização do funcionário a partir de benefícios e remuneração adequados, por exemplo.

Além das questões que podem ser planejadas e estruturadas por você, ainda existem aquelas que são intrínsecas à cultura da empresa, como ética, liderança e motivação, por exemplo. É a partir de uma pesquisa de clima organizacional que você será capaz de encontrar a raiz do problema. Se esse problema for a cultura de sua empresa, cabe a você e sua equipe desenvolverem ações para reverter o quadro.

O ponto mais importante é desenvolver estratégias para fazer com que seu funcionário fique satisfeito, consequentemente produzindo mais e influenciando outros colaboradores a agirem dessa mesma maneira.

Quando pensamos sobre o que é clima organizacional é possível concluir que o objetivo final é fazer com que os colaboradores vistam a camisa da empresa, participem e amem o que fazem e o lugar onde estão. Um funcionário satisfeito é um funcionário motivado e em união com a equipe.

O blog da Mixtel tem sempre as melhores dicas para ajudar você a fazer a melhor gestão possível do seu negócio! Continue acompanhando e fique sempre atualizado.