O Que é Causa Raiz e Como Pode Ser Útil em Pontos de Venda?

Você sabe o que é causa raiz? A expressão é utilizada para identificar o real motivo para as falhas que acontecem na gestão de uma empresa. Seu método pode se encaixar em diversos setores. Apesar de ter sua origem na indústria automobilística, pode ser usado para o setor de vendas e até mesmo da saúde
Quer entender melhor o que é causa raiz e como descobri-la em sua empresa? Então veja a seguir!

Entendendo o que é causa raiz

Quando falamos sobre vendas, sejam elas de celulares, acessórios, eletroportáteis ou outros, podemos pensar em diversos problemas que interferem e prejudicam o andamento do setor. Por exemplo, problemas com estoque, com entrega de produtos aos clientes, produtos com defeitos, etc.

Para solucionar cada contratempo exposto, é necessário entender o que está, de fato, acontecendo, ou seja, descobrir sua causa raiz. Dessa forma, é possível identificar o fator gerador, e não apenas os sintomas daquela falha.

Além disso, descobrindo o motivo de cada problema, é possível evitar que o mesmo ocorra no futuro, otimizando tempo, diminuindo custos, melhorando o rendimento da empresa e não afetando em seu funcionamento.

Para identificar a causa raiz, existem algumas táticas. São elas:

O uso dos porquês

Uma das maneiras de chegar até a causa raiz é perguntar cinco vezes o porquê de cada problema, podendo ser este por falhas técnicas, erros humanos, omissão, problemas em sistemas organizacionais ou em procedimentos.

Por exemplo, caso tenha acontecido um contratempo com a entrega de um aparelho celular em sua loja, você vai perguntar primeiro por que aquilo ocorreu. Vamos supor que a resposta seja por conta da falta daquele produto em estoque. Ao saber isso, vamos para a próxima questão: “Por que o produto estava em falta no estoque?”.

A resposta pode ser “porque a distribuidora atrasou”. Então, novamente, vamos perguntar por qual motivo ocorreu aquele atraso, e assim por diante. Esse raciocínio vai acontecendo de etapa em etapa até que chegue à causa raiz.

É importante que essa análise seja feita por uma equipe multidisciplinar que esteja a par de cada processo que ocorre dentro da empresa. Dessa forma, espera-se encontrar a causa e sua solução, além de conseguir formular um relatório com planos de melhorias e prevenções.

O Diagrama de Ishikawa

Esse tipo de análise, também conhecido como o Diagrama Espinha de Peixe ou de Causa e Efeito, é realizado também para identificar a causa raiz.

Primeiramente, é colocado o problema que originou a discussão na ponta da espinha do peixe. Depois, nas demais espinhas, são expostas as possíveis causas.

Para isso, é ideal realizar um brainstorming com a equipe e testar todas as hipóteses do que pode ter ocasionado àquela complicação. Depois, teste também diversas soluções levantas para resolver o contratempo até que chegue à causa raiz.

Devidamente identificada, escolha a solução que melhor se encaixar, de acordo com as opiniões de toda a equipe. Lembre-se que essa solução deve oferecer garantia de que o problema não se repetirá. Por fim, é importante também registrar todas as etapas e aprendizados.

Entendeu o que é causa raiz e como identificá-la e solucioná-la para uma melhor gestão de sua loja? Continue acompanhando o blog da Mixtel para estar sempre informado sobre conteúdos como este!