O Que é a Cadeia de Abastecimento Integrada?

Para compreender o que é a cadeia de abastecimento integrada é preciso, antes de tudo, entender que a logística vem sendo utilizada pela humanidade desde os primórdios de sua existência. Antigamente, devido a ineficiência do processo, as pessoas se viam obrigadas a viver próximas de onde os insumos eram produzidos.

Foi apenas a partir do desenvolvimento dos processos logísticos que o ser humano progrediu no comércio junto da globalização.

Afinal, o que é a cadeia de abastecimento integrada?

Quando passou-se a produzir em larga escala, as empresas perceberam que, para ter vantagem e sucesso, era preciso reduzir os custos, o tempo de produção e entrega, além detambém garantir a qualidade, exigida cada vez mais pelo consumidor. A resolução dessas questões, desenvolvida a partir do planejamento estratégico e operacional é comumente conhecida como cadeia de abastecimento integrada.

O termo “integrada” vem do conceito de que, para ser possível alcançar os objetivos citados acima, é preciso realizar a integração de todas as organizações envolvidas no processo, de forma que pertençam a um mesmo sistema interdependente visando um mesmo propósito: entregar um produto ao consumidor final.

As partes envolvidas no processo

Agora que você já compreendeu o que é a cadeia de abastecimento integrada, é preciso conhecer as partes (organizações) que devem estar envolvidas no processo. São elas:

  • fornecedor;
  • indústria (produção);
  • armazenagem;
  • distribuição (transporte);
  • varejo (venda).

Para ser possível agilizar todos os processos que envolvem a chegada do produto até o consumidor final, é preciso criar um fluxo assertivo de informações interligados, evitando assim os eventuais ruídos na comunicação, fatores que podem impactar diretamente em toda a cadeia.

Conhecer profundamente cada elo dessa cadeia de abastecimento é fundamental, pois só assim será possível identificar problemas e necessidades que precisam ser solucionados para o desenvolvimento das estratégias.

Uma das melhores maneiras de manter uma cadeia de abastecimento integrada de excelência é a partir da utilização de um software em um sistema de extranet que auxilie nas relações e processos que envolvem as organizações. Dessa maneira, todos os participantes podem ser notificados de acontecimentos, evitando atrasos e outros tipo de imprevisto.

O blog da Mixtel conta com conteúdos ricos para ajudar você na gestão e administração de sua empresa. Continue acompanhando para se manter sempre atualizado das maiores novidades do mercado.