Identificando o Melhor Vendedor para a Gerência

melhor vendedor para gerência

Toda equipe é um reflexo de seu gestor. Organizar um time de vendas comprometido e engajado é o desejo de qualquer empreendedor. Porém, é preciso delegar tarefas, como escolher um gerente de confiança para estar à frente das vendas. Como encontrar esse profissional? Existem algumas maneiras de chegar lá — e promover o melhor vendedor da equipe é uma delas.

Se você quer saber mais sobre o que faz do melhor vendedor um bom gerente e como identificar esse tipo de característica em seus colaboradores, leia o material que preparamos aqui embaixo e aprenda tudo sobre o assunto.

O melhor vendedor é um bom gerente?

Muitos empreendedores acreditam que o melhor vendedor do time de vendas é, automaticamente, um bom gestor para aquela equipe. Porém, essa é uma suposição muito comum que, na verdade, está errada.

Um colaborador que vende bem e vende muito não é, necessariamente, a melhor pessoa para gerir toda uma equipe. Isso porque ser um líder é muito mais do que comercializar produtos — é ser responsável pela gestão de vendas, atuar na liderança do setor e orientar toda a equipe nos mais diversos assuntos.

Identificando as características de um bom gerente

A posição de gerente de vendas é uma das mais importantes para qualquer empreendimento que comercializa produtos ou serviços.

Por isso, para escolher a pessoa certa para ocupar a posição é preciso ficar atento às características essenciais do cargo, como por exemplo:

  • gostar de ajudar o outro;
  • desejar ver os outros bem sucedidos — um bom gerente quer que cada um dos colaboradores de sua equipe tenha sucesso naquela empresa;
  • ter atitude competitiva — deve ter determinação e motivação para contagiar todas as outras pessoas da equipe;
  • ser paciente — às vezes é necessário lidar com situações ou explicar processos repetidas vezes;
  • conseguir lidar com situações de pressão;
  • apreciar ser parte de uma equipe — isso propiciará uma relação saudável entre os membros do time;
  • prezar pelo autoconhecimento — um bom gerente sabe exatamente o que precisa ser feito e desenvolvido para que todos sejam cada vez melhores e também é capaz de olhar para si mesmo e identificar pontos de melhoria.

Agora você já consegue identificar se o melhor vendedor de sua loja é o ideal para cumprir o papel de gerente? Para aprender mais sobre gestão de empresas continue acompanhando o blog da Mixtel!