Gestão Financeira — Análise de Fluxos Financeiros em Lojas de Eletrônicos

Para obter sucesso em uma empresa é necessário saber como fazer uma boa gestão financeira e análise de fluxos financeiros. Isso porque é o capital investido, lucro, receitas e despesas que irão nortear o gerenciamento da loja, mostrando se os processos desenvolvidos estão no caminho certo.

Portanto, é importante ficar atento à questão financeira, pois equívocos cometidos podem custar o mau funcionamento e até mesmo o fechamento de uma loja de eletrônicos.

Como fazer uma boa gestão financeira e análise de fluxos financeiros

Controlar o dinheiro que entra e sai do caixa é importante para garantir que sua empresa continue caminhando, além de conseguir analisar o que precisa mudar.

Depois de fazer uma análise no setor financeiro, é ideal mapear onde está a dificuldade, os pontos que precisam ser melhorados e decisões a serem tomadas. Sendo assim, para realizar uma boa gestão financeira e análise de fluxos financeiros, é necessário começar definindo um plano de contas.

Gestão financeira: passo a passo

O primeiro passo é criar seu plano de contas, organizando as finanças, levando em consideração os pagamentos e recebimentos da empresa, as atividades de captação de recursos e os investimentos de capital.

Com os dados em mãos, é hora de lançá-los diariamente em uma planilha ou algum sistema de gestão que facilite o procedimento. Aqui é importante ter controle e efetuar a atualização de valores quando necessário (por exemplo, com contas a pagar ou a receber).

Feito isso, é importante realizar uma análise dessas informações geradas com frequência e acompanhar o fluxo, podendo ser algo diário, semanal ou quinzenal. Dessa forma, será possível visualizar comparativos, estimativas e previsões financeiras. Por fim, além disso, é necessário também analisar todo o final de mês para melhores resultados.

Com isso, é possível identificar como anda as finanças da loja, onde estão os problemas e as soluções, acompanhando todas as movimentações financeiras. Isso garante maior controle sobre a sua loja de eletrônicos, as vendas, estoque e todo o capital.

Para entender mais sobre gestão empresarial, gestão financeira e análise de fluxos financeiros continue acompanhando o blog da Mixtel.