Dicas de Organização para sua Loja de Eletrônicos

Dicas de Organização para sua Loja de Eletrônicos

Organizar uma loja é fator essencial para manter a ordem e conseguir atrair clientes. Afinal, ninguém gosta de entrar em um lugar desorganizado, onde não consegue encontrar o que procura. Além disso, organizar-se internamente é essencial para evitar erros e otimizar processos. Quer saber algumas dicas de organização para sua loja de eletrônicos? Então confira este artigo!

Dicas de organização interna

Para melhorar os processos internamente, você pode fazer uso de ferramentas on-line ou murais nas paredes de sua loja.

Por exemplo, existem softwares que oferecem agrupamento de tarefas por colaborador ou equipe, status de “feito, em andamento, em atraso”, bate-papos em tempo real, cronômetro para a realização de cada tarefa, etc.

Caso opte pela forma mais tradicional, pode utilizar quadros negros para escrever avisos ou ter uma agenda coletiva de afazeres e metas de vendas.

Controle de estoque

Em uma loja de eletrônicos, ter controle de estoque é essencial. Opte por sistemas on-line que integrem vendas e custos.

Além disso, você pode se organizar a partir de técnicas como a PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai), que controla as mercadorias de acordo com uma ordem cronológica, elencando os produtos que estão a mais tempo armazenados como prioritários para sair.

Outra maneira é a UEPS (Última a Entrar e a Primeira a Sair). Aqui, o controle é feito baseando-se no preço do último lote de produtos armazenado. Outra opção que ajuda a organizar a loja é a chamada Média Ponderada, que faz o controle a partir do valor médio das mercadorias que estão no estoque.

Organize sua vitrine!

A vitrine também é parte fundamental para o seu negócio! Com dicas de organização é possível aumentar as vendas. Isso porque a aparência de sua loja estará mais convidativa e atrativa!

Para organizar a vitrine, você deve começar pensando em colocar determinados produtos em locais estratégicos. Aqueles que são as tendências do momento precisam ficar em evidência.

Deixe também mercadorias a mostra para que os clientes possam interagir com elas. Essa aproximação faz a diferença. Atualize a vitrine sempre que puder para trazer mais novidades ao público!

Outra dica fundamental em uma loja de eletrônicos que ajuda na organização é ter um departamento apenas para atendimento de pós-venda, assim facilita o trabalho dos vendedores e evita tumultos.

Gostou de nossas dicas de organização? Continue acompanhando o blog da Mixtel para mais conteúdos!