Como Vender Bem — O Que um Vendedor Nunca Deve Dizer

O que um vendedor nunca deve dizer para vender bem

Muitos dizem que saber como vender bem é um dom. Na verdade, ser um bom vendedor demanda prática e conhecimento das técnicas e estratégias mais modernas. Uma coisa, porém, é certa: existem algumas frases que, quando ditas por um vendedor, espantam o cliente quase que instantaneamente.

É preciso lembrar que, para ter sucesso na área, não basta saber o que dizer. É preciso, também, saber como dizer. O tom e a sensibilidade na hora da negociação são fatores imprescindíveis para conseguir fechar o negócio. Algumas simples práticas podem acabar tornando-se grandes ruídos na comunicação.

Pensando nisso, separamos algumas frases que, se você quer saber como vender bem, jamais poderão ser ditas. Confira abaixo!

1. “Você está enganado”

Nenhum cliente quer ouvir que está errado. Quando o vendedor diz uma frase como esta, dá a entender que a outra pessoa não sabe do que está falando. Isso pode gerar uma impressão extremamente negativa e impactar diretamente no fechamento da negociação.

A solução é, ao invés de mostrar ao cliente que você discorda do que ele está dizendo, buscar apresentar alternativas para aquela questão.

2. “Eu não sei”

O “eu não sei’” é uma frase matadora para vendedores de qualquer segmento. É preciso lembrar, porém, que não há nada de errado em não saber algo. O problema está em não mostrar ao cliente que você está tentando fazer algo para ajudá-lo a solucionar aquela questão.

Algo como “se puder aguardar alguns instantes, vou confirmar alguns dados e logo volto com sua resposta” pode ser uma excelente resolução.

3. “Nós não temos”

Caso queira saber como vender bem, saiba que o segredo é sempre oferecer soluções criativas para o seu cliente e pensar rápido. Quando você diz que não tem um determinado produto na loja, acaba deixando a outra parte sem reação. O ideal, neste caso, é trabalhar com itens similares e que possam atender as expectativas dele.

Quer mais dicas para saber como vender bem?

Agora que você já conhece algumas frases que jamais podem ser ditas se quiser fechar um negócio, é hora de aprender ainda mais sobre como vender bem por meio de técnicas e estratégias de vendas.

O blog da Mixtel conta com artigos especialmente desenvolvidos para ajudar você nessa jornada. Confira e aprenda tudo sobre o assunto!