Como Os Pequenos Negócios Podem Lidar Com a Transformação Digital

Como Os Pequenos Negócios Podem Lidar Com a Transformação Digital

A transformação digital já é, há tempos, uma realidade que interfere na forma como os pequenos negócios atuam no mercado. Quando uma loja não direciona seus serviços pensando nessa mudança, corre o risco de perder em matéria de competitividade.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre como os pequenos negócios podem lidar com a transformação digital e como estar inserido nela. Veja mais a seguir!

A importância em se adaptar ao digital

Segundo a pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, do Sebrae (2018), 72% das empresas estão usando o WhatsApp para se comunicar com os clientes e 40% têm um perfil da loja no Facebook.

Isso significa que o comportamento dos consumidores mudou e os empreendimentos estão seguindo o ritmo, se adaptando às novas demandas e necessidades.

É importante lembrar que, quando falamos sobre estar inserido na transformação digital, estamos nos referindo não somente às vendas e à satisfação do consumidor, mas também sobre aprimorar os processos gerenciais internos.

A partir dessas mudanças, será possível atingir a otimização dos procedimentos, o que ajudará no aumento da produtividade e ganho de performance. Mas, para isso, é necessário ter organização e profissionais preparados.

Como lidar com a transformação digital

Para os pequenos negócios, é preciso desenvolver ações digitais para continuar crescendo dia após dia.

O primeiro passo é estar inserido nesse meio. Quando o assunto é transformação digital, é importante focar na inovação. Pense diferente, ofereça soluções e alternativas para o público que o atraia e o fidelize. Para isso:

  • tenha uma presença na internet isso inclui páginas nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, etc) e site da empresa (com informações claras e navegação mobile);
  • facilite os processos para o público, com um atendimento via WhatsApp, por exemplo, em que é possível tirar dúvidas, enviar informações sobre produtos, promoções exclusivas, solicitar feedback dos serviços, realizar vendas (atendimento on-line), etc;
  • aposte na tecnologia para pensar em modernizar os serviços, como a criação de um aplicativo da própria loja, em que os clientes e interessados possam visualizar um catálogo de produtos, acumular pontos por compra, interagir entre si, dar sugestões, agendar uma visita na loja, entre outros;
  • use softwares de gestão que integrem as áreas da empresa e facilitem na hora do trabalho. Otimize o dia a dia para ganhar mais produtividade e evitar falhas;
  • ofereça atendimento personalizado e tenha uma equipe focada em responder comentários na internet.

Essas são algumas medidas que podem ser tomadas para lidar com a transformação digital. Ter a tecnologia como uma aliada é uma necessidade nos dias atuais, indispensável para ganhar confiança do público.

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