Como Montar um Treinamento de Vendas Aplicável pelos Colaboradores

Treinamento de vendas

Todo empreendedor sempre quer otimizar os resultados que sua loja de varejo está trazendo. Para isso, saber como montar um treinamento de vendas incrível é imprescindível. Porém, mais do que isso, é preciso que seus ensinamentos sejam realmente aplicáveis no dia a dia dos vendedores.
A princípio, uma equipe completa precisa estar treinada nas três principais esferas da sabedoria de vendas: atendimento, conhecimento dos produtos e comportamento. Cada uma delas representa uma fatia da decisão de compra do cliente.
Confira mais sobre o assunto a seguir e veja as dicas que separamos sobre como montar um treinamento de vendas:

Primeiro passo: escolhendo o melhor formato para seu treinamento

Você já sabe que seu vendedor precisa aprender sobre atendimento ao cliente, ter conhecimento profundo sobre os produtos vendidos e saber adequar-se comportamentalmente o consumidor que está atendendo.
Porém, o primeiro passo a se tomar não é o conteúdo que será veiculado, e sim o formato.
Nos dias de hoje, temos disponíveis uma série de plataformas e ferramentas diferentes, abrindo um grande leque de possibilidades para o ensino, como, por exemplo:

  • aulas presenciais;
  • palestras presenciais;
  • aulas on-line ao vivo;
  • vídeo-aulas;
  • cursos on-line;
  • debates e rodas de discussão;
  • jogos de negócios;
  • dinâmicas de grupo;
  • entre outros.

Quanto mais tempo você tem disponível, mais formatos diferentes pode mesclar. Além disso, você deve decidir se o treinamento será teórico ou prático. Caso decida por uma instrução prática, há a redução de opções de treinamentos, mas uma assimilação mais rápida.

Aposte em feedbacks detalhados

Saber como montar um treinamento de vendas de excelência é muito mais do que preparar conteúdo de qualidade. Também é valorizar o aluno e mostrar onde ele pode melhorar e o que está fazendo de correto.
É preciso haver uma maneira de observar ou avaliar aquele aluno, de forma que seja possível realizar um feedback detalhado com observações de outros vendedores.

Gostou das nossas dicas de como montar um treinamento de vendas?

Com os direcionamentos certos você aprende com facilidade como montar um treinamento de vendas que seja realmente útil para sua equipe. Basta definir formatos e apostar nas técnicas que ensinamos!