Como Melhorar o Clima Organizacional da Minha Loja de Telefonia em 4 Passos

Para entender como melhorar o clima organizacional de sua loja de telefonia, primeiro é preciso compreender o conceito com exatidão. Ele nada mais é do que a percepção dos colabores de uma empresa sobre a qualidade do ambiente profissional em que estão inseridos. Cuidar e compreender esse nível de satisfação é essencial para:

a fidelização de seus talentos;
o desempenho e produtividade no trabalho;
a motivação;
evitar o absenteísmo.

Como melhorar o clima organizacional

Nós já explicamos para você qual a melhor maneira de aplicar uma pesquisa de clima organizacional em sua empresa, fazendo com que a taxa de respostas seja alta o suficiente para ser possível tirar uma conclusão assertiva.

A partir dos resultados dessa pesquisa, você poderá entender mais sobre como melhorar o clima organizacional e aplicar estratégias que estejam de acordo com as necessidades dos colaboradores.

Confira alguns passos assertivos para fazer com que toda equipe da sua loja de telefonia esteja feliz, satisfeita e compromissada.

1. Provenha um ambiente de trabalho apropriado

Oferecer um ambiente de trabalho adequado e otimizado para atender as necessidades dos seus colaboradores é o passo mais importante para conseguir manter um clima organizacional de excelência. Organização e limpeza são os básicos, mas é preciso pensar além. Do que seu time precisa para fazer as tarefas da melhor maneira possível? Responda esta pergunta com boas ações.

2. Ofereça pequenos intervalos

É cientificamente comprovado que tirar alguns minutos de descanso entre as horas da jornada de trabalho auxilia na produtividade em geral. Que tal oferecer 15 minutos de intervalo na parte da manhã e 15 no período da tarde? Dessa forma, todos podem relaxar a mente e voltar ainda mais motivados para continuar trabalhando.

O ideal para melhorar o clima organizacional a partir desse tipo de ação é oferecer um espaço para esses momentos.

3. Abuse do endomarketing

Boas estratégias de endomarketing estimulam o relacionamento entre os colaboradores e também os engaja e os faz vestir a camisa da empresa, além de ajudar a viver a cultura do negócio. Basta ser criativo, como nos seguintes exemplos:

  • festa para os aniversariantes do mês;
  • confraternizações de final de ano;
  • oportunidades de capacitação e atualização profissional;
  • planos de carreira;
  • jornal interno.

4. Ofereça feedbacks aos colaboradores

Todos gostam de saber em que aspectos são bons e onde precisam melhorar. Oferecer feedbacks aos colaboradores é uma ótima maneira de fazer eles se sentirem valorizados, pois entenderão que você se importa com o desempenho deles.

Agora que você já sabe como melhorar o clima organizacional de sua loja de telefonia, comece agora mesmo a aplicar essas estratégias e seus colaboradores venderão muito mais! Continue acompanhando o blog da Mixtel para se manter sempre atualizado.