Como Medir o Desempenho Da Equipe de Vendas

Como Medir o Desempenho Da Equipe de Vendas

O trabalho realizado pela equipe de vendas é crucial para obter bons resultados em uma loja. Isso porque as etapas de captação do cliente, fechamento do negócio e fidelização passam pelos vendedores.

Dependendo de como cada um se sair nas vendas, os resultados poderão ser vistos no rendimento final da empresa. Mas, para saber isso, é necessário medir o desempenho do time. Quer saber como fazer isso? Leia mais a seguir!

A importância em ter métricas para acompanhamento

Não é somente o treinamento de vendedores que é importante para melhorar o seu negócio. Entender como cada um dos colaboradores está se saindo em suas vendas também é essencial para conseguir analisar os pontos positivos e os que precisam melhorar.

Além disso, conseguir acompanhar e mensurar o desempenho da equipe de vendas faz total diferença em sua loja. Com base nos números que conseguir medir, será possível fazer análises mais profundas do grupo e verificar onde você está perdendo oportunidades de vendas e o que está dando certo.

Sem falar na possibilidade de conseguir acompanhar e comparar períodos, verificando, em conjunto com fatores externos (como épocas de Natal, por exemplo), quais momentos são mais vantajosos e quais menos vendem.

Tudo isso terá um impacto direto no resultado final, ou seja, no rendimento de sua loja ao fim do exercício.

Veja agora como medir o desempenho da equipe de vendas

Para conseguir medir o desempenho da equipe de vendas, será necessário implementar alguns processos de acompanhamento de metas e outros fatores. A seguir, você confere como fazer isso:

  • verifique o número de vendas abertas: veja as oportunidades de vendas que existiram para cada vendedor;
  • acompanhe também o número de vendas fechadas: essa métrica deve ser analisada em conjunto com a anterior. Até porque, de nada adianta ter um número alto de vendas abertas, mas sem fechar a negociação. Um vendedor que tem mais vendas fechadas é mais assertivo do que aquele que tem um número maior de vendas abertas;
  • entenda qual o ticket médio por vendedor: isso ajuda a analisar o quanto cada funcionário gera, em termos financeiros, para sua loja. Por exemplo, pode ser que um vendedor feche poucas vendas, mas são aquelas que têm valores mais significativos e geram mais lucros para a empresa. Isso pode significar que ele leva mais tempo com o cliente, consegue mantê-lo por um período maior na loja e faz com que ele compre mais produtos.

Lembre-se de que todas as métricas devem ser avaliadas em conjunto, pois, como visto, um número isolado pode não significar nada. Isso é importante para entender o perfil de cada um da sua equipe de vendas.

Além disso, saiba que os motivos de um vendedor ter um desempenho maior do que o outro podem ser diversos, como, por exemplo, falta de tempo por estar ocupado demais com outras funções, falta de preparo e treinamento, perde um tempo a mais para conseguir realizar um bom atendimento, ruídos na comunicação, entre outros.

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