Como Elaborar Matriz de Papéis e Responsabilidades do Meu Time de Vendas

A matriz de papéis e responsabilidades também é conhecida como Matriz RACI. É um instrumento extremamente eficiente de planejamento, organização e gestão. A principal função dessa ferramenta é definir quais são as atribuições de cada membro dentro de um time ou projeto, por exemplo.

O maior objetivo de uma matriz de papéis e ferramentas é documentar e designar exatamente o que cada um deve fazer, o que é esperado e quais são as suas responsabilidades. Dessa forma evita-se o surgimento de dúvidas entre os membros de um time. É importante que o documento esteja disponível para todos a qualquer momento, facilitando sua consulta.

Como desenvolver uma matriz de papéis e responsabilidades

O nome Matriz RACI não existe sem um propósito. É um acrônimo de língua inglesa e é a partir dele que você fará o desenvolvimento do conteúdo. Veja abaixo:

  • R (Responsible) — na primeira fase são listadas as pessoas responsáveis pela execução de determinadas atividades ou projetos;
  • A (Accountable) — aqui são listadas os responsáveis por validar, organizar ou aceitar a facção de determinada tarefa. Eles também devem cobrar os outros participantes para que tudo esteja dentro do esperado;
  • C (Consulted) — uma lista de todas as pessoas que podem ser consultadas na hora da realização de determinadas tarefas. Podem dar sugestões para melhorar os entregáveis ou dar dicas de como proceder em determinadas ocasiões;
  • I (Informed) — engloba todos aqueles que precisam ser informados quando uma tarefa for iniciada ou concluída, como gestores ou outros tipos de responsáveis.

Quais são os benefícios da Matriz RACI?

A matriz de papéis e responsabilidades pode ser utilizada tanto para projetos e trabalhos específicos, quanto para todo o setor de uma organização. A ideia de formalizar as atividades que todos devem fazer evita uma clássica confusão que observamos dentro de empresas: quem é o verdadeiro responsável por determinada tarefa.

Quando os próprios colaboradores não sabem quem é o responsável, é muito mais difícil que os resultados esperados sejam alcançados. Consequentemente, torna-se quase impossível para os gestores conseguirem realizar um feedback assertivo.

Também é preciso destacar um dos grandes pontos positivos da matriz de papéis e responsabilidades: a extinção de colaboradores multitarefas. Um colaborador sobrecarregado é sinônimo de conflitos e desequilíbrio, além de impactar diretamente no clima organizacional da empresa.

Para mais dicas de gestão para sua loja de varejo continue acompanhando o blog da Mixtel!