Como Calcular a Rentabilidade de Um Produto Eletrônico em 4 Passos

Uma confusão que muitos empreendedores fazem ao pensar na rentabilidade do produto é achar que estamos falando de lucratividade, porém, um termo é diferente do outro. Neste artigo vamos mostrar essa diferença e ensinar como calcular a rentabilidade de um produto. Entenda a seguir.

A diferença entre rentabilidade e lucratividade

Lucratividade é o lucro líquido dividido pela receita bruta da empresa e multiplicado por 100. Seu objetivo é mostrar, em porcentagem, se as vendas estão sendo suficientes para cobrir os custos, despesas e, ainda por cima, gerar lucro à empresa.

Já quando falamos de rentabilidade, significa saber qual é o retorno do investimento feito em longo prazo. Por exemplo, em casos de uma loja de eletrônico, ele calcula se determinado produto está retornando um ganho maior que o investimento realizado no estoque do mesmo.

É importante ressaltar que a quantidade de vendas não tem relação com a rentabilidade daquele produto, pois é necessário levar em consideração se ocorreram promoções, descontos, entre outros, que tornaram aquela venda menor do que o esperado com relação ao preço do eletrônico.

Outro ponto importante é analisar o estoque. Um produto em grandes quantidades parado tem sua rentabilidade afetada. Por isso, é necessário saber gerenciar bem a logística.

Quando falamos de rentabilidade, há alguns setores que se destacam, sendo os principais: eletrodomésticos, telefonia, celulares, eletrônicos, informática, casa e decoração.

Como calcular a rentabilidade de um produto

Para saber como calcular a rentabilidade de um produto eletrônico precisamos seguir os seguintes passos:

  • verifique primeiro qual foi o lucro líquido na empresa;
  • calcule qual foi o investimento total daquele produto;
  • com os números em mãos, faça o cálculo: rentabilidade = (lucro líquido / investimento total) x 100.
  • analise se o retorno foi maior que o investimento. Por exemplo, se você obteve R$ 6.000 de lucro líquido e investiu R$ 2.000, sua rentabilidade foi positiva, pois significa que para cada R$ 1,00 investido, obteve R$ 3,00 de retorno. Ou então, caso tenha como lucro R$ 6.000 e investido R$ 8.000, sua rentabilidade foi negativa, pois para cada R$ 1,00 investido, obteve R$ 0,75 de retorno.

Pronto, agora você já sabe como calcular a rentabilidade de um produto e pode analisar como está o seu andamento. Caso o resultado seja positivo, é importante verificar o cenário da empresa, do mercado, e entender por qual motivo aquele produto rendeu. Já para casos negativos, é necessário analisar o motivo e sugerir estratégias para melhorar.

Para saber mais sobre rentabilidade, lucratividade, estoque e outros assuntos que interferem no funcionamento de sua loja, continue por dentro das notícias do blog da Mixtel.