Como Adaptar Sua Loja Tradicional Para a Era Digital

Como Adaptar Sua Loja Tradicional Para a Era Digital

A era digital trouxe inúmeras mudanças para a forma de fazer negócio. O consumidor já não aceita mais a maneira antiga de vender, em que o produto ou serviço era apenas empurrado para ele.

Hoje, o público busca qualidade, informação, soluções, interatividade e experiência ao procurar por um serviço. Quer saber como fazer sua loja tradicional se adaptar a essa nova era? Então confira este artigo!

O segredo está na satisfação do cliente

Preocupar-se com o quanto o consumidor está satisfeito é cada vez mais necessário nos dias atuais. Isso porque, com as novas tecnologias, o cliente tem acesso fácil à informação assim como também são disseminadores dessa própria informação.

Ou seja, estão cada vez mais exigentes e buscando por serviços facilitadores, que agreguem em suas vidas. Quando sentem a necessidade de algo, vão diretamente à internet fazer suas buscas por preço, qualidade e opinião de outros consumidores.

Quanto mais fácil for o acesso até você, melhor será. Porém, não somente a presença basta. Também é necessário mostrar proximidade com o público, gerar confiança, promover qualidade e conquistar os clientes.

Então, como ter uma loja adaptada para a era digital?

Com as novas características da era digital, é necessário adaptar sua loja tradicional para melhorar ainda mais os seus rendimentos. A seguir, você confere algumas dicas de como fazer isso:

Tenha presença on-line

O primeiro passo para se adaptar à era digital é ter presença na internet. Isso significa criar um site da empresa, páginas nas redes sociais e, até mesmo, pode ter um e-commerce integrado.

O site precisa ter informações completas e relevantes sobre a empresa, serviços e produtos oferecidos e formas de contato (chat, telefone, e-mail) além de ter uma boa navegação. Já as redes sociais irão ajudar a tornar o seu negócio mais conhecido, atraindo novos usuários.

Outro fator primordial é manter as páginas sempre atualizadas. Afinal, quando vamos pesquisar por algo e nos deparamos com páginas sem conteúdo, isso pesa bastante na decisão de não fechar negócio.

Integre o físico e o digital

A integração torna a experiência do consumidor ainda melhor. Por exemplo, você pode dar a opção de realizar um pedido no site, mas retirar na loja física. Ou de fazer um cadastro on-line para, quando for à loja, o cliente já ter todos os seus dados na base, resultando em um atendimento mais personalizado.

Também é possível apostar em sistemas de geolocalização, em que, assim que o consumidor pesquisar por algum produto/serviço, a internet mostra sua loja, de acordo com a localização (se ele estiver por perto).

Aposte também em e-mail marketing, uma ótima ferramenta para captar, nutrir e fidelizar clientes. Envie ofertas exclusivas, com produtos de interesse do usuário. Disseminar conteúdos de qualidade ajudarão na etapa final: a compra.

Use análise de dados para conhecer seu público

Saber quem são seus consumidores é indispensável na era digital. Para tornar suas vendas mais assertivas, invista em análise de dados para identificar quem são os compradores qual o perfil, idade, hobbies, cidade, etc. Você pode usar ferramentas como o Google Analytics, por exemplo.

Isso ajuda a direcionar suas ações, pensar no estoque e reposição de mercadorias, assim como no tipo de informação que deseja passar.

Gostou das dicas? Aproveite e entre em contato com a Mixtel Distribuidora para ter todo o auxílio necessário na missão de tornar sua loja ainda melhor!