Como Abordar o Cliente Quando ele Entrar na Loja

Como Abordar o Cliente Quando ele Entrar na Loja

Em lojas de varejo, saber como abordar o cliente é parte essencial das estratégias de vendas. Aproximar-se de alguém pela primeira vez é bastante complexo, já que, em um primeiro momento, você não sabe absolutamente nada sobre aquela pessoa. Iniciar uma conversa e saber exatamente como conduzi-la é essencial.

Existem alguns métodos e estratégias que podem auxiliar bastante o time de vendas na hora da abordagem. Selecionamos as melhores e reunimos neste artigo! Leia, descubra e repasse as informações para a sua equipe.

Otimismo, simpatia, segurança e confiança

Um vendedor precisa transparecer as quatro características citadas acima. Conhece aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Ela realmente acontece em lojas de varejo. Caso, logo de cara, o cliente não gostar de você, é muito difícil que mude de ideia e, se não gostar, a possibilidade de fechar negócio é mais baixa.

Portanto, é muito importante mostrar expertise e confiança no seu discurso. Faça-o entender que você sabe exatamente do que está falando, como se fosse um verdadeiro especialista no assunto. Além disso, quando for abordá-lo, não seja negativo.

Técnica do espelhamento

Uma das mais consagradas técnicas de como abordar o cliente é chamada de “espelhamento”. Ela consiste em absorver o máximo de conhecimento possível sobre aquele consumidor e criar um verdadeiro perfil, tentanto tirar conclusões assertivas.

Depois dessa identificação, a ideia é passar a agir como um verdadeiro espelho do cliente, de acordo com as características que notou. Dessa forma, passa-se o sentimento de identificação e torna a possibilidade de fechar negócio mais alta.

Silêncio de ouro

Outra prática bastante famosa para abordar cliente é o silêncio de ouro. Esse termo é utilizado para designar a hora que, depois do primeiro momento em que o vendedor se apresenta, ele passa a ficar em silêncio, esperando a iniciativa do lado do comprador. A partir daí é muito mais fácil entender qual será o rumo da conversa, pois é possível observar algumas características como tom de voz, maneira de falar, linguagem corporal, etc.

Gostou das dicas de como abordar o cliente?

Caso tenha se interessado por este artigo e adorou saber algumas estratégias certeiras de como abordar o cliente em lojas de varejo, não deixe de acompanhar o blog da Mixtel! São artigos novos todas as semanas para pessoas que buscam estar sempre atualizadas frente ao mercado.