Cadastro de Fornecedores: Como Fazer e Tirar Vantagem do Histórico

Os fornecedores são um dos bens mais preciosos do seu negócio. Desenvolver e manter sempre atualizado um bom cadastro desses stakeholders é tão importante quanto manter registrado o histórico de compra e venda da sua empresa. A gestão de fornecedores é uma questão muito importante para garantir a qualidade do seu produto final. No artigo de hoje nós vamos te ensinar a fazer um bom cadastro de fornecedores e utilizá-lo da melhor maneira possível em longo prazo.

Não se engane, micro e pequenas empresas também precisam manter esse tipo de cadastro, pois é essencial para negócios de qualquer porte.

Informações contidas no cadastro de fornecedores

Além dos dados de fornecimento, um registro completo precisa conter as informações básicas e intrínsecas, como:

  • nome fantasia;
  • razão social;
  • e-mail;
  • telefones para contato;
  • CNPJ;
  • prazos estipulados pela empresa;
  • tipo de produto que fornecem;
  • condições de pagamento;
  • nome do funcionário que te atende, se houver.

É interessante também acrescentar um campo para observações e informações adicionais. Esse tipo de cadastro costuma ser feito em planilhas devido à facilidade de edição e visualização dos dados de forma mais ampla.

Acompanhamento de pedidos

É aqui que você deve prestar mais atenção, pois é este tópico que pode te trazer vantagens se for bem administrado. Em uma planilha adicional faça o registro de todos os pedidos, datas e valores daquilo que já foi solicitado e entregue pela empresa.

Acompanhar de perto esse registro reduz drasticamente erros e ajuda o administrador a definir metas para seu negócio. Desta forma, você tem a chance de identificar quem são seus melhores fornecedores e estreitar suas relações com ele em longo prazo. Por isso, sempre atualize a situação deles no cadastro.

Outros benefícios

O cadastro de fornecedores também te ajuda a verificar irregularidades. Manter relações com empresas fraudulentas ou negativadas é extremamente mal visto. Além disso, lembre-se sempre de eliminar os excessos e checar periodicamente se aquele fornecedor ainda tem o gabarito para entregar o que você precisa.

Vale lembrar que, além das tradicionais planilhas, também existem alguns programas para computador que permitem a você organizar seu cadastro de forma fácil e rápida.

O blog Mixtel conta com muitas dicas para você que tem uma empresa e se preocupa com seu avanço. Para boas dicas de gestão de negócios continue nos acompanhando!