Aprenda a Definir Metas de Vendas para a Black Friday

Aprenda a Definir Metas de Vendas para a Black Friday

A black friday é uma data bastante esperada no calendário tanto das lojas de varejo, quanto dos próprios consumidores. Afinal, além de ser uma grande oportunidade de alavancar suas vendas, é a chance do cliente conseguir condições únicas de compra. Porém, para ter sucesso no período é preciso se planejar e definir metas de vendas assertivas é essencial.

Para alcançar seus objetivos, organizar-se com antecedência é o segredo. Separamos algumas dicas para você definir metas de vendas para seu time. Confira!

Definindo metas de vendas para black friday

O primeiro passo para definir suas metas de vendas é ter uma campanha muito bem estruturada para a black friday. É preciso compreender que metas podem ser agressivas, mas precisam ser motivadoras e factíveis. De nada adianta jogar o número lá em cima se ele é impraticável, considerando os produtos que comercializa e os clientes que compram.

Além disso, para conseguir chegar na meta  ideal é preciso realizar uma série de análises:

  • verifique o seu mercado — entender o mercado no qual está inserido é o primeiro passo para definir boas metas. É preciso compreender em que segmento sua empresa está inserida e como os consumidores respondem às promoções de black friday;
  • cheque seu índice de vendas — entenda os seus dados de vendas atuais e compare-os com o mesmo período do ano passado, com os últimos meses ou anos. Monte e entenda o histórico de vendas do seu empreendimento;
  • analise sua capacidade de entrega — de nada adianta definir metas se o seu sistema logístico e seu estoque não suportam a demanda ou, ainda, se sua equipe é enxuta demais para chegar lá. É preciso colocar em pauta seus fornecedores.

Bônus! Dicas para preparar sua loja para a black friday

Agora que você já consegue definir metas assertivas para sua equipe de vendedores é hora de conhecer mais algumas dicas que podem ajudar na preparação de sua loja para a black friday.

  • proporcione descontos reais — essa é a máxima de qualquer promoção de black friday. Aquela velha história de aumentar os preços para oferecer condições falsas para os clientes não funciona mais e você ainda pode perder credibilidade;
  • anuncie — investir em campanhas e anúncios pode ser o segredo para se dar bem no período. Mostre para os consumidores que você vai proporcionar condições especiais na data;
  • aposte em condições ainda melhores para clientes fiéis, você chamará mais a atenção e ainda irá fidelizá-los.

Pronto para colocar em prática tudo o que aprendeu aqui? Confira mais artigos sobre black friday no blog da Mixtel!